quinta-feira, 8 de julho de 2010
Shrek para sempre
Shrek não é mais o mesmo ogro de antigamente. Depois de resgatar a princesa Fiona (no primeiro desenho da série), conhecer os pais da moça e enfrentar a reprovação deles (em Shrek 2) e assumir a coroa no Reino de Tão Tão Distante após a morte do rei (Shrek Terceiro), o simpático monstro verde enfrenta um novo desafio: criar sua família. A dificuldade aumenta após a chegada dos três filhotes, vista no final do episódio anterior, e piora com a crescente monotonia de sua rotina no pântano – que, devido à fama do herói, se tornou ponto turístico. Encontros com os amigos não são divertidos como antes, ele não mete medo em mais ninguém. Na festa de aniversário dos filhos, os insistentes pedidos para que mostre o seu melhor urro desencadeia um surto de raiva no ogro domesticado. De olho nessa crise existencial, o oportunista mago Rumpelstiltskin lhe propõe uma barganha: por 24 horas, ele volta a ter sua vida selvagem; em troca, abre mão de um dia de seu passado. É claro que Shrek não se dá ao trabalho de ler as letras miúdas do contrato, que acaba lhe custando muito mais do que ele havia previsto... Começa então uma corrida contra o relógio para consertar as coisas.
Lançado em 21 de maio nos Estados Unidos, também em cópias 3D, Shrek para Sempre já faturou US$ 291 milhões no mundo todo – os efeitos, contudo, não impressionam tanto, apenas realçando a profundidade dos cenários. Parece que quanto mais família Shrek se torna, mais infantilizado ficam suas aventuras. Ao contrário dos dois primeiros episódios, este tem menos referências a filmes famosos e ao universo pop em geral. Uma exceção fica a cargo do Flautista de Hamelin, que com seu instrumento mágico é capaz de colocar qualquer criatura para dançar ao som de artistas inusitados para um conto de fadas, a exemplo dos Beastie Boys. Contratado por Rumpelstiltskin, ele usa seu poder para tentar capturar Shrek. Para ajudar o ogro, estão de volta o Gato de Botas (numa versão obesa e mimada), o lesado Burro (o mesmo de sempre) e outros velhos conhecidos saídos do mundo do faz-de-conta.
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